Hariane Santos Alves

O Pix é o novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências anunciado pelo Banco Central.
.
Até o momento, as transferências entre contas bancárias sempre foram feitas por meio de TEDs, que são as Transferências Eletrônicas Disponíveis, e DOCs. E os pagamentos de contas são realizados via boleto bancário, cartões, transações físicas ou até mesmo com dinheiro vivo.
.
Em bancos tradicionais, por exemplo, uma TED pode custar entre R$ 8,00 e R$ 16,00. Já Pix será GRATUITO para a transferência de pessoa física para pessoa física, tanto para o pagador como pelo recebedor. Para as empresas, pode haver alguma taxa para esse tipo de transferência.
.
Além disso as transações vão ser realizadas em até 10 segundos, 24h por dia, todos os dias da semana!
E é justamente nesses fatores que o Pix veio para fazer toda a DIFERENÇA!
.
Para realizar as transações do sistema Pix, vai ser preciso que tanto quem envia o dinheiro quanto quem recebe tenha uma conta em um banco ou uma instituição de pagamento.
.
As Chaves de endereçamento é a nova forma de identificar o endereço bancário. Por meio dessas chaves, o Banco Central reconhecera a conta no banco e valida as transações bancárias. As transações via Pix acontecem por meio de QR Codes.
.
Legal demais né?! Vamos continuar acompanhando essas "novidades tecnológicas" e ver como elas vão facilitar a nossa vida.