PLANO DE NEGÓCIO

Permite que as empresas compreendam seus sonhos ajudando-as a transformar uma ideia em potencial, em um negócio tangível, real e lucrativo. A palavra-chave é PLANEJAMENTO, que é uma das melhores ferramentas que um empreendedor pode utilizar para alcançar o sucesso com a sua empresa ou projeto.

Analista

 

Quando se tem um plano em mãos, é possível se antecipar a possíveis erros, conhecer os pontos fortes e fracos do negócio, coletar informações da concorrência, analisar o mercado, traçar cenários, testar a viabilidade de uma ideia ou negócio, definir a melhor estratégia de ação e etc. Ter essas informações em mãos possibilita atuar no mercado com mais segurança e conhecimento. Desenvolver um plano de negócio influencia diretamente no sucesso e no caminho a ser trilhado por todo empreendimento.  

VEJA ABAIXO ALGUMAS ETAPAS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • Análise de mercado

Essa etapa está focada em saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais serviços e produtos serão oferecidos.

 

  • Plano de marketing

O plano de marketing deve apresentar os principais produtos e serviços que serão desenvolvidos pelo Negócio, essa etapa apresentará uma descrição completa destes. Orienta como se diferenciar dos seus concorrentes, detalha todas as formas de divulgação e promoções que poderão realizadas. Inclui também informações estratégicas sobre a localização da empresa e distribuição para os seus clientes.

 

  • Plano operacional

O plano operacional definirá como a empresa vai desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Relacione os equipamentos que serão utilizados, o número de pessoas e o tempo que será demandado para cada etapa. Mostre como será, na prática, o funcionamento do seu negócio, desde o seu layout até a gestão de pessoas.

 

  • Plano financeiro

Essa etapa ajudará a analisar a viabilidade do negócio, irá determinar o valor total de recursos a ser investido no negócio tanto para custos fixos e custos de manutenção do negócio quanto para investimentos pré-operacionais; capital de giro; e demonstrativo de resultados.

O plano financeiro também permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não sofrer prejuízos. Ele permite conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para que a empresa recupere o montante investido. Também permitirá conhecer a lucratividade da empresa.

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